Na sociedade da informação, onde cada vez mais fica
fortalecido o conceito da dimensão digital, muitas empresas recorrem, como
estratégias competitivas, ao e-businnes e a gestão de pessoas, a e-GP, que é
uma estratégia que utiliza meios digitais e tecnologias de rede, para agilizar
e otimizar os serviços para seus clientes, gerentes e colaboradores.
Basicamente a e-GP substitui os processos burocráticos por
meios tecnológicos com um sistema eficaz de informações sobre gestão de pessoas,
utilização de tecnologias de redes e canais comunicação. A utilização da e-GP a
gestão de pessoas abandona a forma antiga, na qual o departamento de pessoal
ficava isolado, para uma atuação mais interativa, online com todos os demais
setores e colaboradores da organização.
Alguns exemplos que a e-GP otimizou podem ser vistos no
acesso às informações sobre os negócios da empresa, o recrutamento através da internet,
o e-learning, acesso a oportunidades para capacitação, gestão por competências,
agilidade na busca de informações, colaboradores utilizando o auto atendimento,
aproximação da gestão de pessoas e seus clientes e a interação entre as pessoas
e entre elas e os negócios da empresa.
Outro fator que é otimizado pela utilização das tecnologias
da informação em uma sociedade é a possibilidade de tomada de decisões de forma
interativa, em tempo real e à distância, não importando onde as pessoas que
decidem se encontram.
Com o avanço tecnológico constante, as empresas estão cada
vez mais deixando os espaços físicos para assumir o virtual. Grandes negócios
podem ser fechados à distância, gerenciamento de produtos e serviços em tempo
real, e até os colaboradores já estão se tornando virtuais, trabalhando em suas
casas, pois a tecnologia não limita sua posição física,
dando-lhe flexibilidade de horário de maior mobilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário