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quarta-feira, 1 de abril de 2015

Produção e Consumo

 Rede urbana:urbanização de uma sociedade origina uma rede urbana, um sistema integrado de cidades que vai das pequenas às metrópoles. A regra geral é que para milhares de pequenas cidades existam centenas de cidades médias e poucas metrópoles. A rede urbana é a malha metropolitana de um país que constitui-se da cidade global, metrópole nacional, metrópole estadual, metrópole regional,médias e pequenas cidades. As cidades pequenas e médias oferecem matéria prima, mão de obra mais barata.
 Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.Diferencia-se  do consumidor, pois este compra o que precisa enquanto o consumista compra muito além daquilo de que precisa. Além de conseqüências ruins ao consumista que são processos de alienação, exploração no trabalho, a multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades), o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.
Relação produção consumo - Os padrões de desenvolvimento agravados pelo ideal de lucro sem preservação incentivaram o consumo e o desgaste dos recursos naturais gerando contradições entre o desenvolvimento, o crescimento da economia e a necessidade de preservação.
 Políticas Públicas Urbanas: o público e o privado - Os problemas e perspectivas do urbano são os maiores desafios políticos da atualidade. Conhecer a produção do espaço urbano é compreender que os problemas precisam ser enfrentados e as políticas públicas locais e conferências internacionais, devem propiciar a superação dos desafios colocados (falta de habitação, caos urbano, trânsito caótico, falta de segurança, redimensionamento do espaço urbano para facilitar os fluxos de informação, mercadorias, capital e pessoas. Compreender  o público e o privado  evidenciam diferentes expressões de produção de um espaço com mais ou menos urbanidade. A cidade existe para o cidadão situações de exclusão, problemas graves de segregação espacial, guetos e favelas, falta de espaços públicos de lazer, são o resultado de necessidade de políticas mais eficientes na solução dos desafios atuais. 
 Sobre os textos responda no caderno:
1) De acordo com o estudo, o que representa o “mal do século”?
2) Qual a diferença entre consumidor e consumista?
3) Como é  constituída a malha urbana?
4) De acordo com o texto por que as cidades médias e as cidades pequenas são importantes?
5) O que é consumismo?
6) Quais são as consequências ruins do consumismo?
7) Como se produz o espaço urbano e a população pobre, se as políticas públicas são ruins?
8)  Explique como age a população diante da marginalização. (territorialidade)

Espacialidade urbana: O processo de urbanização ocasiona a metropolização e esse fenômeno desencadeia na rede urbana. A espacialidade está relacionada às formas e arranjos espaciais constituídos pela teia de relações presentes no espaço geográfico, orientando a distribuição e a localização dos fenômenos urbanos e rurais, bem como os processos sócio-espaciais que os conformam. Há relação entre o papel do espaço nas práticas sociais e o papel das práticas sociais na configuração do espaço geográfico.
Em termos gerais, o conjunto de diferentes usos da terra justapostos entre si. Tais usos definem áreas, como: o centro da cidade, local de concentração de atividades comerciais, de serviço e de gestão; áreas industriais e áreas residenciais, distintas em termos de forma e conteúdo social; áreas de lazer;e, entre outras, aquelas de reserva para futura expansão. Este conjunto de usos da terra é a organização espacial da cidade ou simplesmente o espaço urbano fragmentado.
9) Com base no estudo feito, elabore uma cruzadinha com a palavra-chave:  
 PRODUÇÃO E CONSUMO  .                                                     Professora Celi Marques

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