-->

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A REALIDADE DA ÁGUA



GEOGRAFIA
Escola Estadual de Conselheiro Pena
Professora Celi Marques de Oliveira Henriques
ATIVIDADE 01:

MAIS DA METADE DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS PODEM FICAR SEM ÁGUA EM 2015, SEGUNDO A ANA.


    Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar a 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.
     Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.
    “A maior parte dos problemas de abastecimento urbano do país está relacionada com a capacidade dos sistemas de produção, impondo alternativas técnicas para a ampliação das unidades de captação, adução e tratamento”, aponta o relatório.
    O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, disse que o atlas foi elaborado para orientar o planejamento da gestão de águas no país. Segundo ele, como atualmente mais de 90% dos domicílios brasileiros têm acesso à rede de abastecimento de água, a escassez parece uma ameaça distante, como se não fosse possível haver problemas no futuro. “Existe uma cultura da abundância de água que não é verdadeira, porque a distribuição é absolutamente desigual. O atlas mostra que é preciso se antecipar a uma situação para evitar que o quadro apresentado [de déficit] venha a ser consolidado”, avalia.
    De acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste são as que têm, relativamente, os maiores problemas nos sistemas produtores de água. Apesar de a Amazônia concentrar 81% do potencial hídrico do país, na Região Norte menos de 14% da população urbana é atendida por sistemas de abastecimento satisfatórios. No Nordeste, esse percentual é de 18% e a região também concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.
    O documento da ANA calcula em R$ 22,2 bilhões o investimento necessário para evitar que o desabastecimento atinja mais da metade das cidades brasileiras. O dinheiro deverá financiar um conjunto de obras para o aproveitamento de novos mananciais e para adequações no sistema de produção de água.
A maior parcelas dos investimentos deverá ser direcionada para capitais, grandes regiões metropolitanas e para o semi-árido nordestino. “Em função do maior número de aglomerados urbanos e da existência da região do semi-árido, que demandam grandes esforços para a garantia hídrica do abastecimento de água, o Rio de Janeiro, São Paulo, a Bahia e Pernambuco reúnem 51% dos investimentos, concentrados em 730 cidades”, detalha o atlas.
    “Esperamos que os órgãos executores assumam o atlas como referência para os projetos. Ele é um instrumento de planejamento qualificado, dá a dimensão de onde o problema é grande e precisa de grandes investimentos e onde é pequeno, mas igualmente relevante”, pondera Andreu.
    Além do dinheiro para produção de água, o levantamento também aponta necessidade de investimentos significativos em coleta e tratamento de esgotos. O volume de recursos não seria suficiente para universalizar os serviços de saneamento no país, mas poderia reduzir a poluição de águas que são utilizadas como fonte de captação para abastecimento urbano.
    Andreu espera que o diagnóstico subsidie a elaboração de projetos integrados, compartilhados entre os órgãos executores. “Ao longo do tempo, o planejamento acabou se dando apenas no âmbito do município, que busca uma solução isolada, como se as cidades fossem ilhas. É preciso buscar uma forma de integração, de planejamento mais amplo, preferencialmente por bacia hidrográfica”, sugere o diretor-presidente da agência reguladora.
 “Ainda não estamos no padrão de culturas que já assumiram mais cuidado com a água. Mas estamos no caminho, e o atlas pode ser um instrumento dessa mudança”.
   
 
 
 
 



Proposta de atividades:

1)Após leitura minuciosa sobre o texto, análise do mapa, vídeos e ainda com base em seus conhecimentos sobre o racionamento desse líquido tão precioso em algumas regiões do nosso país, utilize o espaço reservado e faça um comentário sobre a realidade atual, conforme seu ponto de vista. Lembre-se: Sua participação é ponto positivo para o final de cada bimestre!

2) Pesquise em jornais e revistas assuntos sobre a escassez da água. Leia a matéria, em seguida informe a fonte, caderno e página do material consultado.Faça um breve comentário em seu caderno e prepare para discutir com seus colegas. (Colar o artigo pesquisado com atenção)

Capriche!               
                                                        Abraços  da professora Celi Marques!    2015

Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos. ( Paulo Freire)

95 comentários:

  1. A agua e bom para nos e sem ela a gente nao vive 2ano1 geane prado

    ResponderExcluir
  2. É preciso avançar mais, tá Geane!!
    Reveja os vídeos e texto, ok!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. E importante conseguir garantir água em quantidade e em qualidade para não correr o risco de pôr em causa a saúde pública , a qualidade de vida mas também o próprio desenvolvimento económico alerta o ambientalista ,a água é um bem natural, vital, insubstituível e comum. Nenhum ser vivo, humano ou não humano, pode viver sem a água. Shara Lima 2 Ano 2 Manhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Shara!
      A água transforma tudo. Sem água a vida é improvável, pois é o único recurso natural que tem a ver com toda civilização humana; seja no desenvolvimento agrícola, industrial, aos valores culturais e religiosos enraizados na sociedade.
      Obrigada pela participação e dedicação

      Excluir
  4. Na minha opinião todos nós ja deveriamos estar cuidando da agua pra que nao fosse preciso chegar nessa situação um pouco crítica. O fato é que as pessoas só vão começar a se preocupar quando água começar a faltar em suas próprias casas.Vamos dar valor e nao disperdiçar a água que ainda temos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela participação Lara!!
      Favor informar a série e turma, tá!!
      Obrigada!

      Excluir
  5. A água é vital para todos seres vivos, consequentemente para a vida na terra, por isso devemos economizar, preservar e investir na qualidade desse recurso natural que não pode substituído nem criado por nenhum ser humano. Karen Lopes, 2°1 manhã.

    ResponderExcluir
  6. como tudo nosso planeta precisa de agua é muito importante mantermos ela a salvo cuidando e preservando pois a carata de 2070 demonstra que nossa realidade esta proxima daquela descrita pelo autor do texto do video como exemplo disso a agua contaminada sem reversão Matheus Bellice 2º-1 manha

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto e os vídeos, inclusive já tinha visto o vídeo da "Carta do ano 2070". Infelizmente estamos acabando com a água, o que alguns anos atrás era quase impossível de se acreditar que ela realmente poderia acabar, temos que aprender que preservar o que temos é muito mais fácil do que reparar algum dano futuramente se já não for mais irreversível, então devemos que fazer um uso consciente da água que temos, como sabemos temos a maior quantidade de água potável do mundo, mais é distribuída de uma forma desigual. Thayron Ferreira 3° 3 manhã

    ResponderExcluir
  8. Pude observar que oque é descrito nessa atividade infelizmente faz parte da nossa rotina devido a nossa arrogância de que a agua é um bem que nunca ira acabar chegamos a esse ponto critico. pois nossos reservatórios estão vazios nossas torneiras não saem mais agua para que o vídeo " carta do ano 2070" torne-se uma realidade em pleno 2015 temos que fazer mudanças necessárias para que tenhamos agua para nossas necessidades diárias, por isso a importância do que aprendemos desde de crianças "preservar"!!
    Ellen Caroline 2ºano 1 manha

    ResponderExcluir
  9. Mesmo vendo todas essas notícias sobre a falta de água não tomamos uma atitude sobre isso, oque estamos esperando?? Esse bem tão precioso acabar! O primeiro vídeo me tocou muito pois fiquei imaginando o futuro daquele jeito, ter que raspar meus cabelos por não ter água o suficiente para lava-los, eu não quero que fique assim... Então vamos cuidar, economizar, preservar não desperdice. Água é vida! Então vamos cuidar dela... Daniella Carla 2 ano Tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso refletir e ter atitudes, né! Boa participação, Daniella!

      Excluir
  10. A triste realidade é que o ser humano só da o devido valor às coisas quando as perde, e devemos tomar extremo cuidado para que não cheguemos a mesma situação que relatada na carta, no ano de 2070, devemos tomar atitudes para reduzir ao máximo o consumo e o desperdício, sem nos esquecer que, mais importante que proteger a própria água, precisamos proteger suas fontes, sejam nascentes, lençóis freáticos, ou outras, cuidar de florestas em volta das nascente e das matas ciliares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Natã! Vejo que além da conscientização de economia e preservação da água, devemos pensar constantemente em preservar a Natureza...

      Excluir
  11. O texto fala que estao gastando, muito dinheiro Pra tentar Evitar a escassez da água, mas eu me pergunto, se os seres humanos não dão valor ao pouco de água que temos, não adiantaria nada gastar esse dinheiro todo, porque eles irão pensar que toda vez que acabar a água o governo poderá comprar ela, mas não é assim, o dinheiro não compra tudo, e é isto que estamos vendo, a água está acabando, e só comesaram a dar valor quando começaram a ver isto, este é o problema dos seres humanos,
    Oque seríamos de nós sem a água, nada, dependemos dela pra tudo, vamos cuidar do pouco que resta
    Milena Beatriz 2 ano 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Milena, apesar de ter um órgão específico para o assunto, a ANA – Agência Nacional de Águas, o bem mineral não é tratado com a merecida seriedade e responsabilidade. Há um longo caminho a percorrer, para que finalmente o “Gigante pela Própria Natureza”, possa ser um país de todos. É importante que façamos a nossa parte, não é mesmo!

      Excluir
  12. A água entre tantos recursos naturais , é de absoluta importância para a sobrevivência , sem ela o mundo não seria mais um lugar para se viver . Precisamos dela para nos nutrir e suprir nossas necessidades diárias .
    O que se acreditava ser um recurso inesgotável , está se esgotando , graças a imprudência e ignorância de uma sociedade consumista , que por muito tempo se preocupa apenas em suas necessidades abusando dos recursos naturais.
    Jaciara Ambrósio , 2 ano 1

    ResponderExcluir
  13. Que bom a sua presença aqui, Jaciara!
    Como conseguiu analisar muito bem, a água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies...

    ResponderExcluir
  14. O ser humano só da valor quando vem n a tem ou atem em escassez, essa situação de desperdício que muitas pessoas estão nela n é boa pois enquanto um tem outros n a tem, e devemos tomar cuidado para n acontecer em 2070 oque relata na carta, com isso devemos poupar água e também se for possível reutilizar

    ResponderExcluir
  15. Verdade Rafael! É uma questão de consciência!

    ResponderExcluir
  16. A água está se esgotando devido a ignorância de uma sociedade que não sabem fazer o uso devido não só da água como de vários outros recursos. Os próprios seres humanos estão colocando em risco a sobrevivência dos demais. Devemos todos ter a consciência na hora de fazer o uso da água,podemos reutilizar para outras tarefas; como também podemos passar nossas idéias para os vizinhos e conhecidos para que assim juntos possamos fazer o uso correto desse recurso que é tão importante para todos.
    Myllena Maia 3°3 manhã

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Mylena!
    Por se tratar de um bem natural que está cada vez mais raro e caro, reutilizar a água é de fundamental importância para o meio ambiente e também para a economia das empresas, cidadãos e governos.
    Quanto ao reuso da água, numa residência, a água de banho pode ser captada e usada para lavagem de quintal e para dar descarga em vasos sanitários. Sabia que já existem sistemas a venda no mercado que fazem a captação, armazenamento e filtragem deste tipo de água?
    Obrigada pela participação! Professora Celi.

    ResponderExcluir
  18. - A realidade é que o " homem " não valoriza o que tem, principalmente a água, sua maior riqueza, sua fonte de vida, e está desperdiçando.
    Esperamos apenas pelas chuvas e mais chuvas.., não economizamos e por isso o País está em crise, crise pela falta de água. Infelizmente a raça humana é assim; enquanto tem, gasta, usa e abusa, e quando acaba, só sabe reclamar e não se conscientiza que ele mesmo que acabou com tudo, e assim está acontecendo com a água, estamos desperdiçando, e quando dermos por conta estaremos sem água!
    Pois vejo muitas pessoas usando água limpa/tratada para lavar calçadas, carros, motos.., coisas que podem ser feitas com água da chuva, guardada em um recipiente limpo e tampado, o seu "consumo/uso" será agradável para tais coisas básicas, que sitei logo em cima...
    Precisamos URGENTEMENTE reduzir o nosso consumo excessivo de água. E preservar a natureza que é de onde nossa "fonte de vida" vem, de nascentes etc..! Não é preservar a natureza só por causa da água, mas preservar também por causa das árvores, pois elas "produzem" o ar que respiramos, o oxigênio! Tenham consciência, crianças e adolescentes o futuro, o nosso futuro está em nossas mãos!
    Em relação ao vídeo "Carta 2070" devemos tomar extremo cuidado para não chegarmos a esse ponto, pois se realmente chegarmos, não terá como voltar atrás!

    - Taynara Lúcia / 2°2 manhã.

    ResponderExcluir
  19. - A realidade é que o " homem " não valoriza o que tem, principalmente a água, sua maior riqueza, sua fonte de vida, e está desperdiçando.
    Esperamos apenas pelas chuvas e mais chuvas.., não economizamos e por isso o País está em crise, crise pela falta de água. Infelizmente a raça humana é assim; enquanto tem, gasta, usa e abusa, e quando acaba, só sabe reclamar e não se conscientiza que ele mesmo que acabou com tudo, e assim está acontecendo com a água, estamos desperdiçando, e quando dermos por conta estaremos sem água!
    Pois vejo muitas pessoas usando água limpa/tratada para lavar calçadas, carros, motos.., coisas que podem ser feitas com água da chuva, guardada em um recipiente limpo e tampado, o seu "consumo/uso" será agradável para tais coisas básicas, que sitei logo em cima...
    Precisamos URGENTEMENTE reduzir o nosso consumo excessivo de água. E preservar a natureza que é de onde nossa "fonte de vida" vem, de nascentes etc..! Não é preservar a natureza só por causa da água, mas preservar também por causa das árvores, pois elas "produzem" o ar que respiramos, o oxigênio! Tenham consciência, crianças e adolescentes o futuro, o nosso futuro está em nossas mãos!
    Em relação ao vídeo "Carta 2070" devemos tomar extremo cuidado para não chegarmos a esse ponto, pois se realmente chegarmos, não terá como voltar atrás!

    - Taynara Lúcia / 2°2 manhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela reflexão Taynara!
      Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte, usando os recursos naturais de forma sustentável.

      Excluir
  20. A água doce é essencial para a humanidade, mas a maioria das pessoas não se dá conta de que o aumento da população mundial, e portanto das atividades agrícolas e industriais, está reduzindo a qualidade desse recurso e tornando-o mais escasso em algumas regiões. O problema já é uma realidade em vários locais do planeta, preocupando cientistas e autoridades públicas e levando à adoção de medidas que evitem o desperdício ou a degradação das reservas hídricas. Mas mesmo assim a maioria das pessoas não se dão conta, fingem que nada está acontecendo e continuam a gastar o bem mais precioso que nós temos, precisamos nos conscientizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Emanuelle!
      Pena que muitos darão conta da falta de atitude tarde demais.
      Obs: Esqueceu de informar a sua série e turma, mas tudo bem...

      Excluir
  21. A água é essencial para a nossa sobrevivência e a dos demais seres vivos, e uma que temos o mal hábito de não fazer o uso consciente estamos sujeitos de ficarmos sem ela, um dia que eu espero que não aconteça.

    Bruno Lopes 2 1

    ResponderExcluir
  22. A água é essencial para a nossa sobrevivência e a dos demais seres vivos, e uma que temos o mal hábito de não fazer o uso consciente estamos sujeitos de ficarmos sem ela, um dia que eu espero que não aconteça.

    Bruno Lopes 2 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Bruno!
      Vamos colaborar para que realmente essa cena não venha a ser realidade!

      Excluir
  23. Na verdade a água é algo muito importante e não vivemos sem ela. Tem pessoas que mesmo vendo e sabendo os problemas que causam a seca da água continuam fazendo errado. Temos que tomar conta da água pois ela é nosso bem mais precioso, e se ninguém decidir agir certo quanto a isso, esse bem irá acabar logo! Diana Miranda 2°1 manhã

    ResponderExcluir
  24. Fico feliz de saber que têm consciência para o bom uso da água...
    O que incomoda são as pessoas ignorarem a necessidade de sua preservação.
    Obrigada pela participação! Faça uso dos jogos e é bom comentar sobre os mesmos também!
    Terá sempre pontos positivos!!

    ResponderExcluir
  25. Infelismente o uso excessivo de água em nossas casas hoje em dia,está extremamente exagerado.As pessoas tem consciência que a água pode acabar um dia, mas prefere deixar de lado a importância que ela terá daqui uns anos. Devemos diminuir o uso excessivo da água em nossas casas, e tentar alertar sempre o próximo para podermos ter água potável em nossas torneiras por muitos e muitos anos. Michele Karina Costa 3º 1 manhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Michele!
      Precisamos aprender usar os recursos naturais com sustentabilidade.

      Excluir
  26. O uso excessivo da água em nosso país está aumentando exacerbadamente. Todos pensam que a água é algo infinito e por isso, usam sem pensar duas vezes e somente após a seca que estávamos/estamos vivendo hoje, que alguns ainda começam a economizar. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), mostra que cada ser humano não precisa mais do que 110 L de água por dia. Hoje, desperdiçamos sem olhar as consequências, o dia que a última gota d'água sair pela torneira, aí sim teremos consciência do bem natural que tínhamos e não soubemos valorizar.
    Aline Pessotti - 3º 1 Manhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito objetiva sua participação Aline!
      Oxalá que todos tenham realmente consciência de que não podemos viver sem esse precioso líquido.

      Excluir
  27. A água é um elemento essencial e vital para os sereres vivos (o corpo humano é formado por 70% e água) e seu ambiente, porém, é finita, ou seja, não há consumo ilimitado deste recurso natural. Quimicamente a água é um solvente universal, e uma fonte de energia quimica. Agua não esta disponivel a todos de forma equilibrada, pois muitos regioes e populações sofrem com suas escasses. Os recursos hidricos vem sendo contaminados indiscriminadamente por conta de esgostos agrotoxicos, residuos industriais e lixo e pelos poluentes do ar que se misturam com a chuva. O humano necessita reconstruir sua crença da água, e perceber que sua existencia depende desse recurso, e mudar sua relação com a natureza. 2º 1 Isabelle Boechat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação Isabelle!
      Foi bem objetiva nas colocações!!

      Excluir
  28. Se os governo Brasileiro não adotar medidas urgentes para estabilizar a população e elevar a produtividade hídrica, a escassez de água em pouco tempo se transformará em falta de alimentos.
    3º 3 manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana sua colocação amiguinho!
      Interessante sua visão de futuro!!!

      Excluir
  29. Temos que abrir nossos olhos pra esse assunto, como mostra o primeiro video,se não preservarmos a agua, teremos grandes complicações no futuro, para nós e para a futura geração. Todos devemos pensar no futuro e preservar a natureza e a agua. Kamilla diniz 3°2

    ResponderExcluir
  30. O ser Humano precisa ser uma pessoa mais inteligente e visualizar bem ao seu redor. Para diminuir a gastança, a solução é combater o desperdício e reutilizar a água potável. De nossa parte, a chave é mudar hábitos para economizar. Portanto, somos muitos que esbanjam água potável para atividades que não exigem um líquido tão puro, como a lavagem de ruas ou de carros. é aplicar a lição que todo mundo já conhece, fechando bem as torneiras, regulando as descargas e evitando esbanjar água lavando a rua. Walacy Martins Ferreira - 3º3 manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Walacy
      Utilize também os jogos e vídeos como instrumentos de aprendizagem. Com certeza vc vai longe!!!

      Excluir
  31. A água é a fonte de vida no planeta terra mais nos dias só damos conta de sua importância quando ela vem nos faltar, mas por maior que seja sua importância as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas.

    Agnério Gustavo - 2°1 manhã

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pela colocação segura Agnério!
    Sinal de que compreende a realidade na qual vivemos e ainda tem visão para o futuro!

    ResponderExcluir
  33. Muito bom, o blog está muito interessante, quanto mais informações melhor, parabéns Celi.
    Água é nossa fonte de vida.
    3°1 manhã

    ResponderExcluir
  34. Todos volta suas atenções para agua apenas quando percebe a sua falta, e é nesses momentos que vemos que uma coisa tão natural no cotidiano faz uma diferença enorme. Augusto santos 3ano 1

    ResponderExcluir
  35. A água é algo vital pra todos os seres vivos mas precisamos nos conscientizar e propagar as ideias para que as pessoas entendam essa importância e coloquem em prática todos os meios para preservar a água. O blog mostra isso de forma simples e objetiva, esta maravilhoso, professora!

    ResponderExcluir
  36. A água e uma das coisas mais importantes e que o ser humano nao valoriza,precisamos aprender a valorizar o que fará falta e nao coisas fúteis..
    Parabéns pelo blog..
    Espero que a senhora consiga alcançar seus objetivos..
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  37. Devemos ser atentos a esse assunto, esse é um problema crítico que afeta todos nós, medidas devem ser tomadas desde já para preservar o bem mais precioso do mundo.

    ResponderExcluir
  38. A água é uma substância muito importante para a vida na Terra, pois todos os seres vivos necessitam dela para viver. Sem ela, para começar, plantas e algas não sobreviveriam. Ela também é necessária para hidratação e funcionamento do nosso organismo, preparação de alimentos, limpeza do corpo, das roupas e dos locais em que vivemos, etc. Além disso, é muito utilizada na indústria, inclusive na fabricação de remédios e objetos. As usinas hidrelétricas também utilizam a água para gerar a energia elétrica, que chega às nossas casas. Luiza Lima 3 ano 2

    ResponderExcluir
  39. Água e fundamental para todo tipo de vida.Se soubermos como utilizar não vai faltar,e da a importância que ela tem para nos. 3 ano2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou acreditando que fez a leitura do texto e assistiu aos vídeos!!!
      É preciso explorar mais de si própria!!

      Excluir
  40. A agua é muito importante para todos nos, temos que preservar para nao sofrermos com a falta de agua futuramente. Sarah 3 ano 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Sarah, mas com certeza você poderia
      ter argumentado mais!!!

      Excluir
  41. Infelizmente as pessoas não estão valorizando os recursos que o nosso planeta nós da , isso faz com que as pessoas não se importe com o futuro e acaba exagerando , e a água é uma das coisas que as pessoas estão exagerando e vamos acabar sem água.

    Wantherson luiz 3 .3 manhã

    ResponderExcluir
  42. A água é essencial para todos nós. Temos que aprender a cuidar! Hudson Gomes 3 ano 3 m

    ResponderExcluir
  43. Infelizmente nos estamos gastando muita agua desnecessariamente, e isso prejudica muito a gente, temos que economizar o maximo possivel para nao perdemos o nosso planeta, no Brasil esta ficando cada vez pior e se as autoridades não tomarem uma decisao logo pode ser tarde demais.

    João Vitor Paiva
    3° ano 3 manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Basta ter consciência para gastar apenas o necessário!

      Excluir
    3. Basta ter consciência para gastar apenas o necessário!

      Excluir
  44. A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas entao temos que lembrar sempre que Cuidar bem da água é cuidar antecipadamente das futuras gerações.

    ResponderExcluir
  45. Infelizmente nós estamos gastando água exageradamente ,acontece que o ser humano não está olhando para o futuro, e vamos acabar sem água.

    Leonardo Ferreira Silva

    ResponderExcluir
  46. a água é um bem precioso que não estamos tendo um bom uso, isso explica o que está acontecendo em SP. e se não começarmos a agir agora não teremos água potável para beber daqui à uns 20 ou 30 anos. Porque se no Brasil que é um país com as maiores bacias hidrográficas do mundo, e está faltando água imagina se estivéssemos na Europa então. ''É melhor prevenir do que remediar''.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mas do jeito que a coisa segue, acredito que daqui a 20 anos a situação estará um caos!!

      Excluir
  47. É bom nos preservarmos a água porque se não iremos ficar sem ela e é bom nos no prevenir antes que seja tarde de mais , exemplo São Paulo que só gastaram temos que ter cuidado com isso e economizar não teremos água potável aqui um tempo por isso fica esse alerta .

    ResponderExcluir
  48. Respostas
    1. Obrigada! Participe lendo, jogando vendo vídeos sempre que puder.
      Com certeza vai ser muito útil para seu crescimento social e intelectual!

      Excluir
  49. A água é super importante para a vida ,se cuidarmos desse bem tão precioso ela não vai faltar.

    ResponderExcluir
  50. Dentre tantos recursos existentes na natureza a água é um dos mais importantes recursos existente nela. Pelo fato da água ser vital, e de não existir outro elemento que a substitui, ela se torna algo de grande importância para a humanidade. Por isso, que se fala tanto em preservação da água e da nossa conscientização pelo fato de usarmos a água em grande excesso. As nossas atitudes de hoje será o nosso amanhã.

    ResponderExcluir
  51. Celi eu achei muito interessante o tema abordado ,pois se refere a um período muito difícil ,para todos nós ,acredito que muito de nós nunca chegamos imaginar que um dia a água poderia realmente acabar ,apesar de sermos tanto avisados .Cremos que seria um elemento infinito ,sempre se renovando, hoje não é bem assim .Se olhamos ao nosso redor vemos rios e lagos em escala 0 ,o rio doce marca da nossa região se difundir em um rio de pedras . Todos estamos com medo .
    A ÁGUA elemento sempre presente no nosso corpo em todas as reações químicas dele ,e em tudo ao nosso redor .
    A aǵua deve ser preservada ,para que possa a nossa vida possa ser preservada tambeḿ.
    Lívia Otes
    Segundo ano /tarde

    ResponderExcluir
  52. Esse assunto é de extrema importância, pois fala de um recurso que está presente no nosso dia a dia e dependemos dele em tudo. Mas que pensávamos que a água poderia faltar, mas estamos vendo que não é bem assim ela está acabando, o que devemos fazer é preservar e conscientizar as pessoas para que cada um faça a sua parte! Achei também uma ótima idéia você criar esse blog além de ajudar os alunos ele fala de assuntos importantes.
    Beatriz Freitas
    Terceiro ano / tarde

    ResponderExcluir
  53. Que bacana! Legal sua colocação. Obrigada tá!
    Insistiu até dar certo!
    Ajude seus colegas a colocarem a tarefa em dia!!!

    ResponderExcluir
  54. A água e um bem muito importante e as vezes n damos a devida atenção.E um recurso indispensável para o dia dia mas esta começando a faltar fazendo surgir dai dificuldades sociais e financeiras.Não só nós vamos ficar sem água,mas a agricultura também e isso pode gerar grandes prejuízos.Estamos recebendo vários alertas,mas só iremos valoriza-la quando ela estiver escassa.
    Vheyda Monerat 2°2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pensa assim, Vheyda!
      Oxalá que todos tenham atitudes enquanto ainda há tempo!
      Obrigada pela participação!!

      Excluir
  55. A minha opinião é que a água é um ser importante para vida na Terra e sem ela nos seríamos incapazes de viver nesse grande planeta e graça esse excelente trabalho da tia celi Marques podemos abrir mas os olhos e a mente para sermos mas cuidadosos com a água

    ResponderExcluir
  56. "Ainda não estamos no padrão de culturas que já assumiram mais cuidado com a água" isso eh verdade mais com ajuda d pessoas como a senhora Celi marques iremos melhorar muito na consciência sobre a agua
    Christiano da Silva Campos júnior
    3°ano1 manha

    ResponderExcluir
  57. a água e um bem precioso que nos foi dado,por isso devemos nos conscientizar e passar a cuidar para que no futuro nos nao sofrermos as consequencias por falta de agua!!! Lenin albes 3 ano 1 manha

    ResponderExcluir
  58. A gente precisa mais de ações e colocar em prática nossas palavras! Não adianta a gente lembrar da importancia da água só um vez por ano, pq a gente só utiliza e precisa da água uma vez em cada ano? Não! Água é necessidade, assim como tomar banho e comer. Aliás, coisas que utilizamos a água pra fazer. Água é necesario e essencial para o nosso dia a dia, isso é tolice falar porque todos nos sabemos disso. Se continuarmos a desperdiçar, é porque não estamos nos importando com o nosso próprio futuro. Beatriz Ramos 3°1

    ResponderExcluir