-->

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A Linha internacional de mudança de data



A Linha internacional de mudança de data serve para modificar a data ou o dia em que se está posicionado, tendo o sol percorrido os 24 fusos horários, que conferem um dia.

O mapa abaixo serve para ilustrar e “clarear” um pouco as ideias sobre isso:
  
  A linha da data situa-se “nas costas” do meridiano de greenwich, por isso é chamada de anti-meridiano, já que a terra tem formato circular, é como se fosse a parte de trás da linha imaginária de Greenwich, e se encontra nos extremos terrestres: divide o extremo leste e o extremo oeste, no meio do oceano Pacífico.

De início, fica meio difícil de visualizar, mas essas regiões, na verdade, são muito próximas, uma vez que a terra é um globo, e não uma área plana, elas só se encontram distantes pela forma que foram representadas neste mapa (falarei sobre tipos de mapas adiante, não percam!).
Como ela se guia pelo caminho do sol, que nasce a leste, e morre a oeste, a mudança de data ocorre exatamente nesse sentido:
- De leste para oeste: ganha 1 dia
- De oeste para leste: perde 1 dia

 Desafiando: Ao longo do meridiano 180º, no Oceano Pacífico, encontra-se a Linha Internacional de Mudança de Data. Quando for meio-dia em Greenwich, será meia-noite na Linha Internacional de Mudança de Data e lá um novo dia estará se iniciando.

  1) Considere que na localidade B, assinalada no mapa, sejam 11 horas de domingo, do dia 22 de junho de 2015.
 Nessas condições, na localidade A, também assinalada no mapa, o horário, o dia da semana e o dia do mês de junho do mesmo ano serão, respectivamente:
a) 10 - sábado - 21   
b) 11 - sábado – 21        
c) 10 - domingo – 22     
d) 11 - domingo - 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário