-->

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A GEOGRAFIA E SEUS CONCEITOS FUNDANTES



GEOGRAFIA DA PERCEPÇÃO

Trabalha com o conceito de lugar (vivenciado, dotado de valor, sentimento);
Valoriza a construção subjetiva;
Espaço perceptivo.
A GEOGRAFIA E SEUS CONCEITOS FUNDANTES

                   Espaço  -  Paisagem    -      Lugar    -   Território    -    Região 

Espaço -O espaço geográfico é resultado da ação dos homens sobre o próprio espaço, intermediado pelos objetos, naturais e artificiais. É o produto de sua economia e da sua cultura, por isso, qualquer espaço geográfico constituído em algum lugar da superfície terrestre tem história . É o espaço que o homem ocupa, utiliza e transforma.

Paisagem -É tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc. É a materialização do espaço e constituída por elementos naturais e artificiais.

Lugar Geográfico -É o espaço passível de ser sentido, pensado, apropriado e vivido através do corpo. É a porção do espaço apropriável para a vida que manifesta-se afetividade – apropriada através do corpo – dos sentidos – dos passos de seus moradores, é o bairro, é a praça, é a rua, e nesse sentido poderíamos afirmar que não seria jamais a metrópole ou mesmo a cidade a menos que seja a pequena vila ou cidade. É formado pela tríade habitante – identidade – lugar.

Território -É derivado do latim terra e torium, significando terra pertencente a alguém. Ele é revestido das dimensões política e afetiva. É delimitado, controlado e monitorado por relações sociais, constituindo-se num todo complexo, onde se tece uma trama de relações complementares e conflitantes. Deve-se ligar a ideia de território, à ideia de poder, quer se faça referência ao poder público, estatal, quer ao poder das grandes empresas.
Território das Farc’s

Região é uma classe de área, isto é, um conjunto de unidades de área, como os municípios, que apresenta grande uniformidade interna e grande diferença face a outros conjuntos.
 
Divisões da Geografia

Geografia Física- focaliza-se no estudo das características naturais, como clima, vegetação, hidrografia, relevo e os impactos decorrentes da exploração.  

Geografia Humana- tem como objetivo o estudo da dinâmica populacional e suas particularidades. 

Geografia Social-  tem como objetivo desenvolver o estudo dos fatos e dos problemas sociais em termos de sua localização e manifestações espaços-territoriais. 

Geografia Física -Focaliza-se no estudo das características naturais, como clima, vegetação, hidrografia, relevo e os impactos decorrentes da exploração.  

Geografia Humana -É uma ciência humana que se consagra ao estudo e à descrição da interação entre a sociedade e o espaço. Ela ajuda o homem a entender o espaço geográfico em que vive. Pode-se compreender o objeto da geografia humana como sendo a leitura crítica das percepções e transformações humanas sobre o espaço, no transcorrer do tempo, assim como a incidência do espaço sobre a sociedade, isto é, a relação do homem com o espaço, o homem “espacializado”.

Geografia Social -Tem como objetivo desenvolver o estudo dos fatos e dos problemas sociais em termos de sua localização e manifestações espaços-territoriais. O estudo dos grupos sociais no território estabelece três grupos de problemas para a Geografia Social: a definição dos que são significantes no espaço, a análise das suas atividades e a avaliação dos impactos do produto das interações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário