-->

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Atividade avaliada



Nome:
Nº:
Série:
Ensino Médio
Disciplina: Geografia
Data:              
Professora: Celi Marques de Oliveira Henriques                                                                                                        Valor:         Nota:




1)  A energia renovável presente nos ciclos naturais e que também pode ser gerada a partir do metano, como produto da decomposição de resíduos orgânicos, é denominada de
a) energia geotérmica.             b) energia eólica.         c) energia de biomassa.    d) energia hidráulica.

2) O projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, no estado do Pará, foi pensado e elaborado ao longo de muitos anos por governos brasileiros sucessivos desde o regime militar. A construção da hidrelétrica tem sido objeto de controvérsias e de grandes debates, em que são considerados o
a) impacto ambiental e o deslocamento de milhares de pessoas daquele território.
b) enfraquecimento da economia do país e o favorecimento do capital estrangeiro.
c) mito e a ideologia do Brasil potência, entendidos como heranças do autoritarismo

3) Como se sabe, o Brasil é líder mundial no consumo e produção de veículos flex, que tem a capacidade de ser reabastecido e funcionar com mais de um tipo de combustível. Possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo e é internacionalmente elogiado por isso. O etanol, por exemplo, pode ser considerado um tipo de fonte de energia limpa e realmente brasileira. Do ponto de vista político e socioambiental, entretanto, representa a continuidade do trabalho precário, do desmatamento, do latifúndio, da monocultura. A produção desse combustível está comprometida com alguns preceitos básicos da sustentabilidade, como a(o):

a) substituição/diminuição de combustíveis fósseis e energia nuclear por fontes não poluentes e renováveis.
b) melhoria das condições sociais da parcela da população que atua direta e indiretamente em todo o ciclo de produção.
c) aumento da intensidade da cadeia econômica, com geração de empregos e distribuição de renda.
d) produção dentro dos limites e do tempo de reposição dos ecossistemas.

4) Existem diversas modalidades de energia que são utilizadas pelo homem. Dessas, uma se caracteriza pela utilização do calor interno do planeta. Esse calor, que aciona turbinas elétricas, gera a modalidade de energia conhecida como:
 a) Energia Gravitacional.            b) Energia Geotérmica.         c) Energia das Marés.          d) Energia Fóssil.

5) Para resolver a questão, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.
O ______________ foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente as maiores reservas estão localizadas no hemisfério ___________. É um dos principais responsáveis pela _______________, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.

a) carvão mineral – norte – chuva ácida.              b) petróleo – sul – poluição dos oceanos
c) petróleo – sul – chuva ácida.                            d) carvão mineral – sul – poluição dos oceanos

6) O governo comemorou como vitória o resultado do leilão do pré-sal, com forte peso da Petrobras. O leilão do Campo de Libra, da Bacia de Campos, foi o primeiro sob o novo regime de partilha do présal, em que uma parte do petróleo extraído fica com a União. Sobre a exploração e geopolítica do Petróleo no Pré-sal é correto afirmarmos.
a) O pré-sal é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho.
b) A camada denominada de pré-sal compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros de rochas ígneas. Engloba o Espírito Santo, Santa Catarina, abaixo do leito do mar, além das bacias graníticas do Espírito Santo, Campos e Santos.

7) O G-20, grupo composto pelos 20 países mais industrializados do mundo, vem discutindo alternativas energéticas que não sejam nocivas ao meio ambiente, sejam renováveis, tenham um custo acessível e que permita o desenvolvimento econômico.
No Brasil, um exemplo de importante fonte energética alternativa dessa natureza, proveniente da biomassa tropical e utilizada como combustível nos veículos automotivos, é:
 a) o xisto, utilizado na produção de energia termoelétrica.                 b) o petróleo, utilizado na produção de energia nuclear. 
 c) a cana de açúcar, utilizada na produção do álcool.

8) Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica, são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:
a) não provocarem impacto ambiental.                  b) independerem de condições climáticas.
c) a energia gerada poder ser armazenada.          d) utilizarem fontes de energia renováveis.

9) Matriz energética refere-se :    a- Substituição de petróleo por fontes renováveis.
b- Conjunto de fontes de energia utilizadas por um país ou região.
 c- O Brasil  destaca-se como  o país que mais faz uso de energia renovável.

 “O aluno é como uma pequena semente deve ser plantada e cuidada para germinar e dar bons frutos”.             Boa Sorte! Professora Celi Marques
 (LuisAlves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário