-->

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Globalização e blocos econômicos – Exercícios e gabarito



1 - A globalização se consolidou com a abertura comercial e a livre circulação de capitais e  serviços mundiais. As disputas no âmbito do mercado global favoreceram a formação de blocos econômicos. Sobre blocos econômicos, assinale a alternativa correta.
a) O poder econômico mundial se encontra dividido em vários pólos. Os principais são Estados Unidos, Japão e Venezuela.
b) O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos países: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como Chile, Bolívia e Nova Guiné.
c) O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero e, num futuro próximo, uma moeda única.
d) A APEC possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de migração em comum. A moeda comum é o euro.
e) Nasceu em 2002 o NAFTA - North American Free Trade Agreement reunindo EUA, Canadá e México para consolidar um comércio regional que era altamente instável.

2 - A partir da Revolução Industrial, cada vez mais o processo de acumulação de capital se internacionaliza. Esse processo, atualmente, tem se caracterizado por:
a) Alianças econômicas comerciais bem-sucedidas entre países ricos e pobres.
b) Programa internacional para o desenvolvimento e a industrialização dos países pobres.
c) Intervenção da Organização Mundial do Comércio (OMC) no sentido de democratizar as relações comerciais entre os países.
d) Velocidade do desenvolvimento, no cenário internacional, dos países emergentes, na produção e no consumo.
e) Aprofundamento da divisão do trabalho entre países e crescimento da  industrialização associada ao endividamento dos países pobres.

3 - Os blocos econômicos regionais, realidade presente em todo o globo, fortalecem não só a economia como também o relacionamento político e social das regiões no cenário global. Sobre blocos econômicos, assinale a opção que contempla somente países americanos.
a) Nafta, Mercosul e Apec.
b) Mercosul, Pacto Andino e Nafta.
c) Apec, Eu e Mercosul.
d) Pacto Andino, Mercosul e G7.
e) G7, Eu e Nafta.

4 - A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações a seguir.
I. Ocorreu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.
II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.
III. Ocorreram grandes mudanças no modo de produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas III é verdadeira.
c) Apenas I e II são verdadeiras.
d) Apenas II e III são verdadeiras.
e) Todas são verdadeiras.

5 - No mundo economicamente globalizado do século XXI, os países formam grupos diferenciados, de acordo com seus interesses e possibilidades de inclusão. Numa visão desse mundo, avalie as assertivas abaixo.
1. Reino Unido e Suécia são países que fazem parte da União Européia, mesmo não aderindo ao euro como moeda única, por receio de perder a sua soberania.
2. Para ser país membro da União Européia, é preciso seguir metas de controle de inflação e orçamentos, além de ser um Estado democrático e estabelecer políticas migratórias comuns aos outros membros do bloco.
3. Os países que integram o BRIC apresentam como características comuns: nações com grande potencial de desenvolvimento econômico, grande população e extensão territorial. No grupo, estão Brasil, Rússia, Índia e Chile.
4. A economia da China está entre as que mais crescem no mundo de hoje. Entre os seus parceiros, estão os Estados Unidos, que instalaram grandes fábricas de empresas americanas no território chinês, nas chamadas zonas especiais criadas pelo governo chinês.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a alternativa 1 está correta.
b) Apenas as alternativas 1 e 3 estão corretas.
c) Apenas as alternativas 3 e 4 estão corretas.
d) Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.
e) Apenas as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.

6 - “Ao redor do oceano Pacífico, na América do Norte, Ásia e Oceania, distribuem-se zonas industriais dos Estados Unidos, do Japão, da China litorânea, dos NIPs e do leste da Austrália. A bacia do Pacífico é o cenário dos grandes intercâmbios comerciais da China e dos Tigres Asiáticos com os Estados Unidos, de um lado, e com a Europa Ocidental, do outro.” (MAGNOLLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Geografia – a construção do mundo. São Paulo: Moderna, 2005.
Dentro desse contexto de produção, trocas comerciais e países da bacia do Pacífico, é correta a afirmação:
a) A indústria japonesa exibe um padrão de localização espalhado pelo interior do arquipélago, caracterizado por sua dependência, em relação às matérias-primas importadas, e pela exportação de industrializados com alta tecnologia.
b) Na região em destaque no texto acima, circulam os produtos minerais e agropecuários australianos e o petróleo do golfo Pérsico, sendo os Estados Unidos o grande mercado produtor, gerando desequilíbrio na balança de comércio norte-americana.
c) A modernização dos “Tigres asiáticos”, ou NIPs, apoiou-se no modelo de plataforma de importações de bens manufaturados.
d) As Zonas Econômicas da China (ZEEs) foram implantadas com o objetivo de abrigar a instalação de multinacionais sob o controle do governo chinês, estando localizadas, em sua maioria, na orla marítima.
e) Entre os NIPs, encontram-se países como Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Taiwan e Filipinas, todos na bacia do Pacífico.

7 - “Atualmente, com a globalização da economia, a situação dos trabalhadores assalariados está se deteriorando cada vez mais. Intensifica-se a abertura ou a transferência de filiais de empresas para países onde os salários são mais baixos e a legislação trabalhista é mais flexível, em detrimento dos trabalhadores.”  (MOREIRA, João Carlos. Geografia. São Paulo: Scipione, 2005. p. 444.)
Assinale entre as alternativas abaixo aquela que reflete a situação dos trabalhadores no mundo globalizado:
a) A participação da população economicamente ativa no mercado de trabalho envolve, cada vez mais, a necessidade de investimentos em escolas profissionalizantes e universidades, com grande grau de qualificação profissional, com exceção dos empregos no setor terciário.
b) Há sobra e falta de emprego ao mesmo tempo, dependendo da qualificação da mão-de-obra e do acesso às escolas pela maioria da população economicamente ativa. Muitas vagas não são preenchidas por falta de qualificação exigida para o cargo.
c) Os assalariados dos países pobres têm uma participação mais favorável na renda nacional auferida, pois podem ser despedidos sem encargos muito grandes para as empresas e substituídos rapidamente por outros.
d) O investimento em robotização e informática nas grandes empresas leva ao desemprego estrutural, fortalecendo a ação dos sindicatos e a força dos empregados menos qualificados em negociações trabalhistas.
e) O desemprego não é um dos maiores problemas do mundo atual. Entre os países desenvolvidos, o que tem provocado discussões em encontros do G-8, no Fórum Econômico Mundial, é a procura de trabalhadores imigrantes para seus postos de trabalho.

8 - “A elevação do padrão de vida nos países emergentes, como China, Brasil e Índia, engrossam a camada da população disposta a gastar com bens não-essenciais e a defender valores democráticos.”(TEIXEIRA, Duda. A classe média e seus papéis. Revista Veja, São Paulo, 2.157 ed., 24 mar. 2010.)
A citação acima refere-se à demografia dos países emergentes. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que:

a) segundo estudo recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os países ricos, a população de classe média está aumentando rapidamente e pode mais do que dobrar nos próximos vinte anos, chegando a 4,9 bilhões de habitantes.
b) todos os novos membros da camada social intermediária do mundo viverão em países emergentes – principalmente nos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China). Em termos proporcionais, a classe média, em 2030,
representará, pela primeira vez, mais da metade dos habitantes do mundo.
c) há diferentes maneiras de definir quem faz parte desse estrato populacional. A OCDE considera uma renda familiar de 10 a 100 dólares por dia. Por esse critério, a classe média brasileira é mais rica do que a chinesa, por exemplo.
d) na última década, e como consequência da globalização, nos países citados, percebe-se diminuição das diferenças entre as classes sociais, fato comprovado pela socialização do espaço da cidade.
e) as mesmas características que dão relevância política à classe média também definem o seu papel econômico. A preocupação pessoal com o futuro e a ambição social reflete-se, por exemplo, no investimento na educação dos filhos e em gastos com academia de ginástica, turismo e ingressos de cinema.

9 - “Nenhum país do mundo é autossuficiente do ponto de vista econômico. Nenhum país tem todos os recursos naturais de que necessita ou tecnologia suficiente para promover seu desenvolvimento e suprir todas as necessidades de sua população.”
Com base nos seus conhecimentos sobre aspectos relativos ao espaço comercial e financeiro global, assinale a afirmativa incorreta:
a) No comércio internacional, as operações de compra (importação) e venda (exportação) dependem da autorização e controle de cada estado. Os exportadores e importadores pagam taxas (impostos) no momento em que as mercadorias saem e entram nos países. São as taxas alfandegárias ou aduaneiras.
b) Existem normas rígidas que organizam o comércio mundial de mercadorias e serviços. Elas são definidas e controladas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que tem poder de decisão no comércio mundial.
c) Competir numa economia globalizada é sempre uma disputa muito difícil, em que o objetivo é eliminar o concorrente ou neutralizá-lo. Com a globalização, essas disputas ficaram mais acirradas. Todas as armas são utilizadas: espionagem industrial, suborno, dumping, alianças e fusões entre empresas.
d) Dumping é um documento que atesta o direito de uma pessoa ou empresa a um invento (fórmula de um medicamento, criação de um produto, por exemplo). Ao registrar esse invento, a pessoa ou empresa tem assegurados direitos exclusivos para fabricar o produto ou gerar o serviço durante um determinado tempo.
e) Desde a criação da OMC (em substituição ao Gatt), em 1995, vêm ocorrendo reuniões (rodadas) nas quais os países discutem a redução das barreiras tarifárias, a eliminação do protecionismo e as questões que envolvem as barreiras não-tarifárias.

10 - “O processo de globalização, em sua fase atual, revela uma vontade de fundar o domínio do mundo na associação entre grandes organizações e uma tecnologia cegamente utilizada. Mas na realidade dos territórios e as contingências do meio associado asseguram a impossibilidade da desejada homogeneização”. (Milton Santos, In: A Natureza do Espaço, 1997.) Na afirmativa do geógrafo Milton Santos sobre a globalização, fica evidente que
I. a globalização só se tornou possível porque todos os territórios se tornaram homogêneos.
II. os Estados Nações são os elementos mais importantes do processo de globalização, por imporem as regulamentações que acham necessárias para entrada das grandes corporações nos
seus territórios.
III. os aspectos econômicos, culturais e até de ordem natural, das diversas regiões do planeta impedem a completa homogeneização do espaço mundial sob o comando da globalização.
IV. o atual processo de globalização tem como marca o emprego das mesmas técnicas para qualquer território, independente das características que os mesmos possuam. Estão corretas apenas as proposições:
a) I e III               b) III e IV             c) II e IV               d) II e III                  e) I, II e IV

11 - A Turquia, um dos países candidatos a integrar a União Européia, tem dividido opiniões quanto ao seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam sua entrada destacam-se:
I. A posição estratégica que o país ocupa enquanto nação cristã, no combate ao terrorismo e ao fundamentalismo.
II. O tratamento diferenciado que o país ainda faz para com homens e mulheres.
III. A prática de violação dos direitos humanos ainda presente no país, sobretudo contra os curdos.
IV. A instabilidade econômica que o país ainda não conseguiu solucionar.
Estão corretas as assertivas:
a) I e IV, apenas         b) I, III e IV        c) I, II e III          d) II, III e IV               e) II e III, apenas

12 - Assinale com V as proposições Verdadeiras e com F as Falsas, em relação à União Européia.
a-(  ) Este bloco econômico que passou a existir em 1992, e hoje conta com 25 países, teve sua origem com a criação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço, da qual faziam parte, inicialmente, 6 países.
b-(  ) Após a ratificação de uma constituição para a União Européia, o Euro se tornou a moeda oficial de todo o bloco econômico.
c-(  ) A recusa da Turquia em ingressar na União Européia frustra a pretensão deste bloco em se aproximar do Oriente Médio e ter uma maior representação de muçulmanos em sua população.
d-(  ) O veto do ingresso dos países do Leste Europeu à União Européia deve-se ao fato de tais nações terem sido repúblicas socialistas. A sequência correta das assertivas é:
a) F V V V          b) V V V V          c) F F F F          d) V F F F             e) F F V V

13 - A globalização que marca a nova fase do desenvolvimento capitalista se caracteriza pela mundialização da produção, da circulação e do consumo. Processo este que foi viabilizado pelo avanço técnico acelerado. As transformações rápidas que ocorrem na economia e na sociedade têm hoje a finalidade de intensificar a competitividade, que é mola propulsora do processo de globalização. Podemos
identificar como estratégias competitivas do capitalismo globalizado:
I - A produção de transgênicos que, embora polêmica, é mais produtiva, aumenta a resistência às pragas e cria a dependência dos produtores junto às empresas que controlam as sementes geneticamente modificadas.
II - A customização, ou seja, a fabricação de produtos sob encomenda para atender às especificações do consumidor final, em substituição à produção padronizada em série e com grandes estoques.
III - A flexibilização da produção através da adoção de um mesmo padrão produtivo das linhas de montagem, distribuídas pelos vários países do mundo, o que reduz custos e retira a identificação de um produto como sendo de uma nacionalidade.
IV - A adoção do protecionismo às empresas nacionais através dos subsídios e das cotas para dificultar a concorrência dos produtos estrangeiros dentro dos territórios nacionais. Estão corretas apenas as alternativas
a) I, II e III         b) I, III e IV           c) I e IV           d) II, III e IV              e) II e III

14 - Sobre a globalização dos problemas ambientais é correto afirmar:
I - Após a Revolução Industrial, a Natureza passou a ser vista como uma fonte de recursos econômicos a ser explorada por meio de instrumentos cada vez mais sofisticados, criados pela ciência e pela tecnologia. Nesse processo, o meio ambiente foi submetido a uma contínua devastação, pondo em risco o equilíbrio do planeta e afetando a vida de toda a humanidade.
II - Nas últimas décadas do século XX, com o agravamento dos problemas ambientais, a sociedade se mobilizou para deter os efeitos nocivos das atividades econômicas, predatórias e poluentes.
III - Os grupos ecológicos se multiplicaram e a pressão social resultou na aprovação pelos poderes públicos de leis de proteção ao meio ambiente.
IV - No âmbito internacional, a preservação do meio ambiente passou a constituir elemento importante de um país para negociar a comercialização de seus produtos e recebimento de empréstimos.   Está(ão) correta(s)
a) Apenas a proposição I
b) Todas as proposições
c) Apenas as proposições II e IV
d) Apenas as proposições I e II
e) Apenas as proposições I e III
                                                                                                              Professora Celi Marques!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário