-->

domingo, 18 de outubro de 2015

SIMULADO GEOGRAFIA - 2015



                                                           SIMULADO  GEOGRAFIA  - 2015
 1) (ACAFE - 2007) O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica. Dentre as bacias hidrográficas apontadas nas alternativas abaixo, uma delas não expressa a realidade. Assinale-a.
a- A bacia do Paraná, integrante da bacia Platina, foi a que sofreu grande número de represamentos para geração de energia, atendendo não só ao consumo da grande densidade demográfica como também às indústrias.
b- A bacia Amazônica apresentou em 2005 uma situação incomum devido à falta de chuvas, quando alguns rios secaram e uma parcela da população ficou incomunicável pelo fato de sua única via de comunicação serem os rios dessa bacia.
c- A grande diversidade hidrográfica da Vertente do Litoral Catarinense apresenta um cenário bastante animador no que diz respeito à ausência de poluição, sobretudo a partir das leis que emanaram do executivo catarinense em 2006.
d- A Bacia do Atlântico Nordeste Oriental caracteriza-se pela ausência de grandes rios, configurando um cenário de baixa disponibilidade hídrica com relação às demandas, principalmente em períodos de estiagem.
e- O debate sobre a transposição do rio São Francisco trouxe dois cenários bem definidos: o primeiro, é o do imediatismo da classe política, caracterizado pela ânsia de fazer chegar água, a todo custo, a alguns lugares, e o segundo, é o da ponderação técnica.

2) (ENEM - 2010) Sobre as questões relacionadas ao ambiente urbano, todas as alternativas estão corretas exceto a:
a- O aumento da circulação de automóveis aumentará a produção e as emissões de partículas de gás carbônico (CO2) no ar, acarretando em mudanças climáticas.
b- É necessário defender a manutenção e criação de praças arborizadas e de áreas verdes com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.
c- O adensamento, a verticalização das construções e o asfaltamento das ruas levarão à impermeabilização do solo, o que trará como conseqüência riscos de enchentes, nas épocas de fortes chuvas.
d- As massas de ar Equatorial atlântica e Polar atlântica, principais controladoras do clima no Sul, são responsáveis pelas "ilhas de calor" nas cidades dessa região brasileira.
e- O incremento da ocupação e valorização de certas áreas têm empurrado a população de baixa renda para regiões menos valorizadas, as vezes íngremes e perigosas de morros, que em época de chuvas aumenta o risco de deslizamentos.

3) (TdC - 2012) Na atual revolução tecnológica chamada de Revolução Técnico-Científica e Informacional, o aumento da produtividade da economia é cada vez mais baseado (...) A alternativa correta, que completa o enunciado acima, é:
a- na ausência da competição entre as grandes corporações que se integraram em todas as partes.
b- na invenção de gênios que vendem seus produtos às multinacionais, que os repassam aos Estados Nacionais.
c- na ação do trabalho sobre as matérias-primas e fontes de energia, às custas da mão-de-obra.
d- na difusão igualitária das técnicas criadas em todas as regiões dos países do globo.
e- no processamento da revolução ocorrida na informação e na geração de conhecimentos.

4) (ACAFE/2007) Na dinâmica da natureza, a água é foco de inúmeros debates repletos de preocupações com o futuro. Nesse contexto, o Aquífero Guarani ganha real importância. Sobre essa realidade e os conhecimentos acerca da água, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
a- A água tornou-se matéria-prima cada vez mais importante, pois é fator determinante na agricultura, atendida pela irrigação, como vem ocorrendo no Nordeste brasileiro.
b- O Brasil é um país com abundância de bacias hidrográficas, razão pela qual não passou, até hoje, por racionamentos em nenhuma parte do seu território.
c- As reservas hídricas vão se tornando estratégicas pelo fato de estarem desigualmente distribuídas no planeta e poderão ser, no futuro, a riqueza que motivará guerras.
d- O Aquífero Guarani, reservatório de proporções gigantescas, tem sua maior ocorrência em território nacional, incluindo Santa Catarina, além de outros estados brasileiros.
e- O Aquífero Guarani constitui-se em uma importante reserva estratégica de água para o abastecimento da população e o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer.

5) (ENEM - 2011) Fonte de energia muito utilizada, o petróleo é um recurso natural não-renovável e, por isso mesmo, tema de muitos debates. Sobre ele, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
a- A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente, desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, emitindo não só gases que poluem a atmosfera mas também provocando sérios vazamentos de petroleiros.
b- A Agência Nacional do Petróleo, criada nos anos 90 do século passado, veio para reforçar o monopólio da Petrobrás em relação a esse hidrocarboneto, ficando sob a sua responsabilidade todas as etapas, desde a exploração, refino e transporte, até a venda.
c- O alcance da auto-suficiência sustentável do Brasil na produção de petróleo só foi atingida graças aos altos investimentos em tecnologia e aos recordes de perfuração em águas profundas, colocando a Petrobras como a maior produtora nesse setor no mundo.
d- A vulnerabilidade dos países às flutuações internacionais do mercado de petróleo e às reservas de petróleo desproporcionalmente repartidas no planeta, fazem o mundo manter seu olhar preocupante voltado para o Oriente Médio,região de turbulências crônica.
e- A demanda contínua desse hidrocarboneto pela população do planeta mantém o petróleo ainda como uma importante fonte não-renovável da matriz energética mundial para as próximas décadas do século XXI.

6) (UNIFESP - 2007) Nos últimos anos, o Comitê Olímpico Brasileiro aspira sediar os Jogos Olímpicos no Brasil. Para tal, inscreveu o Rio de Janeiro como candidato aos Jogos de 2012, que concorreu com outras cidades, mas acabou desclassificado. Aponte a principal característica que dificultou a escolha do Rio de Janeiro:
a- Má infra-estrutura de transporte.           b- Sítio urbano inadequado.         c- Desigualdade social elevada.
d- Desemprego da população.                  e- Elevadas temperaturas.

7) (UFSC - 2012) Os movimentos de luta pela terra no Brasil, oriundos da concentração da propriedade da terra, intensificaram-se na década de 1980 na porção sul do país, por causa:
a- do grande número de minifúndios.                        b- do intenso processo de modernização da agricultura.
c- da expansão da fronteira agrícola.                        d- da tradição camponesa dos imigrantes europeus.

8) (TdC - 2012) Na zona costeira e litorânea cearense, a dinâmica atual é caracterizada pela ocorrência de precipitações elevadas, em torno de 800 e 1500 mm anuais na faixa litorânea, e entre 750 e 1000 mm na área costeira mais interiorizada. (...) A penetração de massas de ar úmidas no estado (...) concentra-se largamente no primeiro semestre do ano. Tal fato confere a muitos setores costeiros e litorâneos um comportamento tendendo a aridez durante o segundo semestre do ano. A oscilação pluvial a que se refere o texto está relacionada à Zona de Convergência Intertropical que, na segundo semestre
a- permanece estacionada no Ceará.                                                     b- migra para o Hemisfério Norte.
c- penetra no Ceará.                      d- migra para o sul do país.             e- desvia para o litoral de Pernambuco

9) (ENEM - 2012) Os termos “conhecimento local”, “conhecimento indígena”, “conhecimento tradicional” ou mesmo “etnociência” têm surgido com frequência na última década, com o objetivo de chamar a atenção para a pluralidade de sistemas de produção de saber no mundo e para sua importância nos processos de desenvolvimento. (Boaventura de Souza Santos, 2005.) De acordo com o texto:
a- os povos indígenas atravancam o desenvolvimento e a exploração econômica de áreas naturais protegidas.
b- a população de uma área protegida deve ser retirada para que ocorra o seu desenvolvimento.
c- os cientistas que estudam áreas naturais devem programar as ações para o seu desenvolvimento.
d- a população que vive em áreas naturais é relevante para o desenvolvimento de novas tecnologias.
e- a população tradicional sofre as consequências do desenvolvimento econômico nas áreas protegidas.

10) (UNIFESP/2007) No Brasil, anomalias climáticas, como o aumento exagerado da incidência pluviométrica combinado à ausência de precipitação nos meses de setembro e outubro, ocorrem, respectivamente, nas regiões:
a-Sul e Norte do país, devido ao aquecimento do oceano Pacífico.
b-Sul e Sudeste do país, devido ao resfriamento do oceano Atlântico.
c-Centro-Oeste e Sudeste do país, devido à penetração da Massa Polar.
d-Norte e Nordeste do país, devido às emissões de gases de efeito estufa.
e-Nordeste e Centro-Oeste do país, devido ao recuo da Massa Tropical Atlântica.

11)  (UEPB  2008) Escreva V(Verdadeira) ou F(Falsa) para as proposições, que analisam a dinâmica do espaço industrial brasileiro.
a- (   ) A geografia industrial depende das estratégias de infraestrutura do Estado. Nas décadas de 1940 a 1960 a política estatal de desenvolvimento reforçou a concentração industrial na Região Sudeste. Nas demais regiões as indústrias estabeleceram-se como enclaves isolados.
b- (   ) Na década de 1970 e nos decênios seguintes observa-se a força das deseconomias de aglomeração. O aumento dos custos industriais vem contribuindo para o deslocamento de investimentos para outras áreas, objetivando uma melhor alocação para o capital.
c- (   ) A evolução da tecnologia, a infra-estrutura dos meios de transportes e das comunicações não vem reduzindo os custos de transferências. Essa maturidade industrial não contribui para a ruptura da concentração espacial.
d- (   ) A novas tendências não configuram rigorosamente um processo de desconcentração, mas um processo de “descentralização na concentração”. Os novos investimentos impulsionaram o desenvolvimento industrial também em outras regiões do país.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
a)  V V F F        b) V V F V         c) F F V V     d) V F V F        e) V V V F

12) (UFOP-2009/1) Analise o seguinte gráfico.
Com base nos dados contidos no gráfico, assinale a alternativa correta sobre as características do trabalho no Brasil.
a)  Nos últimos 50 anos, ocorreram um aumento nos percentuais de participação masculina nas atividades produtivas e uma diminuição da participação feminina.
b) Os dados indicam que a participação de homens no mercado de trabalho vem diminuindo, porém ainda é superior à participação feminina.
c) Os indicadores demonstram que as mulheres passaram a desenvolver atividades produtivas somente a partir da década de 1940.
d) Um fator determinante do crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho tem sido a diminuição da oferta de mão-de-obra masculina.                                                    e) Todas estão corretas.

12) (UNICAMP - 2012) Os dois aviões de passageiros que terroristas islâmicos lançaram, há cinco anos, contra as torres gêmeas do World Trade Center se tornaram um marco na história contemporânea. Lidos em conjunto com a extinção do bloco socialista na esfera da União Soviética, no início dos anos 1990, os atentados da Al Qaeda em Nova York demarcam um “antes” e um “depois”. FOLHA DE S. PAULO, São Paulo, 11 set. 2006, p. A2. O depois, de acordo com o texto, caracteriza-se:
 a- pela ação dos Estados Unidos em combater o terrorismo mundial mediante acordos bilaterais intermediados pela ONU.
b- pela disseminação mundial da ação de grupos terroristas ligada às questões políticas e/ou religiosas.
c- pela emergência de governos populistas, na América Latina, dificultando as ações antiterroristas do governo estadunidense.
d- pelo estímulo à implantação de barreiras alfandegárias, para proteger os interesses nacionais.
                                                                                                           Boa Sorte!!! Professora Celi Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário