-->

segunda-feira, 23 de março de 2015

ÁGUA- Líquido indispensável á nossa sobrevivência



A água é a substância mais abundante na superfície do planeta e ninguém vive sem ela. Ela forma os mares, os rios, os lagos, as geleiras, está no solo, no subsolo, no ar e no corpo dos seres vivos. Parece existir água em todos os lugares do planeta. Na natureza, encontramos água nas três formas:
 Líquida: É a água corrente, aquela usada para beber, lavar, cozinhar, torneiras, etc. É encontrada nos rios, mares, etc.
    Sólida: É encontrada em cubos de gelo, picolés, chuva de granizo, nas geleiras, etc.



 Gasosa: É o vapor da água, evaporada dos rios, água fervente, roupa molhada. Forma as nuvens.

 Responda em seu caderno:

1) Qual a importância da água em sua vida?
2) O que você faz para evitar o desperdício da água?
3) Como o homem vem tratando as águas? 
4)Para onde vai a água que você utiliza?
5) Podemos desperdiçar a água só porque ela é barata?
6) Para onde vai a água usada?

                                                10 mandamentos para cuidar da água

Algumas dessas dicas, você já deve ter visto em algum lugar, mas vale reforçar os 10 mandamentos para evitar o desperdício de água. São simples e ajudam na economia doméstica.
1 –No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
2 –Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
3 –Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
4 –Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
5 –Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d'água de mil litros.
6 –Na caixa d'água: Não a deixe transbordar e mantenha sempre bem tampada.
7 –Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez.
8 –Regar jardins e plantas: No inverno, regue as plantas dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho revólver ou regador.
9 –Lavar carro: Com uma mangueira, gasta-se 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar.
10 –Na limpeza de quintal e da calçada use  vassoura – Se precisar, utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.
Agora que já tem mais conhecimento de como preservar a água, crie uma cruzadinha e coloque as respostas no diagrama. Use a palavra chave: SUSTENTABILIDADE.  Você e muito esperto, acredite!!


Um comentário:

  1. São em pequenas atitudes que podemos reduzir o nosso desperdício de água !!!

    ResponderExcluir