-->

sexta-feira, 6 de março de 2015

África


A África representa uma enorme massa continental, constituída por diferentes nações e reconhecida pela sua enorme variedade de aspectos naturais.

A África é um continente reconhecido pela sua diversidade, desde os aspectos naturais até as características históricas e sociais. Dividido em 55 países, seu ‪‎território é cortado por quatro linhas imaginárias: três paralelos principais (Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio) e o Meridiano de Greenwich. A linha do Equador atravessa a ‪‎África aproximadamente na sua porção central, provocando a distribuição das terras nos hemisférios norte e sul. Como o Meridiano de Greenwich está localizado bem próximo da porção oeste do seu território, o continente africano tem uma pequena parte localizada no hemisfério ocidental, e a maioria de suas terras localizadas no hemisfério oriental.
O continente possui grande notoriedade por conta da presença das savanas, um tipo de vegetação dispersa, composta por árvores de médio porte e campos naturais. As savanas compreendem uma área capaz de oferecer condições de sobrevivência para uma série de mamíferos de grande porte como leões, girafas, rinocerontes e tantos outros. Na região equatorial ocorre a Floresta do Congo, formada por uma mata densa, de grande porte e com enorme biodiversidade, muito semelhante à Floresta Amazônica.‪‎
Se por um lado existem as savanas e a floresta equatorial, há também no continente extensas áreas desérticas, em destaque o Deserto do Saara, o Deserto da Namíbia e o Deserto do Kalahari. Local de povos nômades que se estabelecem ao longo dos oásis, os desertos possuem temperaturas que variam muito ao longo de um dia, podendo chegar a mais de 50°C no período de insolação e temperaturas abaixo de zero durante a madrugada. Por ser um recurso tão raro, a água é uma dádiva em áreas secas, e a presença de rios perenes, aqueles que não secam em nenhum período do ano, contribui para a fixação de população nas regiões desérticas. Nesse sentido, o rio Nilo pode ser considerado o melhor exemplo, atravessando as terras secas do Saara e ajudando na fertilização dos solos agrícolas.
Entre os rios importantes estão o Congo, de grande volume de água, o Níger, o Zambeze e o Orange. Como esses rios estão bastante espalhados pelo território africano, podemos dizer que a hidrografia do continente está mal distribuída, comprometendo o abastecimento de água de diversas localidades e agravando as tensões sociais. Entre esses problemas, podem ser citados a fome crônica, a mortalidade infantil e as disputas étnicas, que favorecem a manutenção do subdesenvolvimento socioeconômico por praticamente todo o continente. As jazidas de minerais e o potencial energético que a África apresenta não estão refletidos em desenvolvimento econômico que, quando ocorre, está fundamentado na concentração de riquezas e poder.
Ainda com relação aos seus aspectos naturais, o relevo da África é formado principalmente pelos planaltos. As planícies ocorrem em menor quantidade, sempre contornando o seu enorme litoral e acompanhando o curso de alguns dos seus maiores rios. Na porção leste estão concentradas as montanhas e vulcões, sendo exatamente o trecho que detém o ponto culminante da África, o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, que apresenta 5.895 metros de altitude. Outras duas cadeias montanhosas são a Cadeia Atlas, ao norte, e os Montes Drakensberg, no extremo sul do continente.
                                                                                               Cadeia do Atlas, ao norte da África
Paisagens arrepiantes...
Ao  entramos pela cadeia de montanhas  Atlas, de longe já avistávamos os nevados. Fiquei impressionada. Jamais pensei em transitar em estradas tão perigosas, estreitas cercada de precipícios. Movimentada por caminhões de carga descendo e subindo... a paisagem   é excepcional. Viajei o dia todo ouvindo os guia que ora falava Berber, Árabe e Francês. Imagina!! Sorte que tinha irmão e sobrinho que me auxiliava!



Nenhum comentário:

Postar um comentário